quinta-feira, 26 de junho de 2014

Coloque a pimenta no seu dia-a-dia


Além de esquentar o corpo, ela é termogênica e ajudar a queimar calorias no inverno!


O inverno está aí, e quanto melhor você se alimentar, mais poderá curtir a estação sem que o frio e as calorias atrapalhem suas atividades e a silhueta. Por isso, o desafio é:incluir a pimenta no seu cardápio! São muitos os motivos para você fazer dela uma saborosa aliada no seu dia-a-dia. Além do poder afrodisíaco conferido a ela, a ciência aponta muitas outras vantagens para a sua saúde. E você descobre tudo o que ela tem de melhor para te oferecer a partir de agora!
Benefícios
As pimentas têm alto valor nutricional por conta de suas vitaminas, fibras e sais minerais. Contêm vitamina E, C, e substâncias conhecidas como carotenóides(responsáveis pela diversa pigmentação do fruto), ambos importantes antioxidantes, ou seja, que retardam o envelhecimento. Além disso, elas são ricas em vitamina A, muito boa para a visão, pele, cabelos e fortalecimento do sistema imunológico. Quer mais? “Elas ainda possuem propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas, por conta de várias outras substâncias, entre elas os capsaicinóides, também responsáveis pela pungência, ou ardume característico”, diz a nutricionista Francisca Oliveira. 
As protagonistas
No Brasil, existe uma variedade enorme delas. Mas com todas essas vantagens, só as do gênero Capsicum. As principais encontradas são a Dedo-de-moça, Biquinho, Pimenta-de-cheiro, Murupi, Pimenta-de-bode, Cumari-do-Pará, Malagueta e Jalapeño. Uma curiosidade: “cerca de meia colher de sopa de pimenta Dedo-de-moça desidratada em pó, pode suprir a necessidade diária de vitamina A, que é de 600 microgramas”, revela a nutricionista.
Felizmente, para quem já é fã desse ingrediente, não há problema nenhum em ser consumida diariamente, principalmente por conta dos vários benefícios que você descobriu há pouco. Francisca frisa que “a pimenta não só é boa para a saúde, como é amplamente utilizada para fins culinários e industriais, principalmente a vermelha, que é um ótimo corante. Em muitos casos, por conta desse poder de transformar a cor dos alimentos e pela pungência, que dá um novo sabor, ela é inserida no preparo de sopas, embutidos, queijos, lanches, molhos, etc.”.
Exercício apimentado
Agora, você deve estar se perguntando como a pimenta pode te ajudar na rotina de exercícios. Primeiro, é importante saber que elas atuam melhor quando consumidas antes da prática de suas atividades, o que pode ser em forma de temperos em saladas ou pratos quentes e leves. “Elas aumentam a quebra de gorduras no tecido adiposo, e são ótimas no inverno por que melhoram o fluxo sanguíneo, o que vem a ser uma mão na roda contra doenças cardiovasculares. É importante ressaltar que as mais ardidas são as melhores vasodilatadoras, servindo de grande ajuda na hora de regular a temperatura corporal”, afirma a profissional.
Calorias
É interessante como algo que pode te deixar tão quente, tenha tão poucas calorias. Confira a seguir quanto cada uma tem para poder comer sem culpa ou não sair dos valores diários calculados para sua dieta. Em 100 g, você encontra:
Dedo-de-moça: 45,2 kcal
Biquinho: 38,5 kcal
Pimenta-de-cheiro: 63,1 kcal
Murupi: 21,7 kcal
Pimenta-de-bode: 46,6 kcal
Cumari-do-Pará: 45,2 kcal
Malagueta: 105,2 kcal
Jalapeño: 55,2 kcal
Hora da prática
A seguir, a nutricionista sugere duas receitinha rápidas e fáceis de fazer para você aproveitar todos os benefícios de consumir os frutos de pimenta no dia-a-dia. Anote.
Geleia de abacaxi com pimenta Dedo de moça
Ingredientes
1 abacaxi grande sem o talo e picado em quadradinhos
1 quilo de açúcar refinado
200 g de pimenta Dedo-de-moça
Modo de preparo
Em uma panela média, coloque o açúcar refinado e deixe no fogo, mexendo só de vez em quando e retirando a espuma que fica por cima. Quando começar a engrossar, lave a pimenta, enxugue e separe 50 gramas. O restante corte em rodelinhas e coloque na panela. Deixe apurar bem. “Essa geleia serve como entrada ou com churrasco. Serve-se também com sorvete”, diz Francisca.
Conserva de Pimenta Dedo de Moça
Ingredientes
½ kg de pimenta dedo de moça sem cabo
1 ½ litro de água
1 colher de sopa de sal
1 colher de sopa de açúcar
1 xícara de chá de vinagre branco seco
½ xícara de chá de cachaça
1 folha de louro
Modo de preparo
Coloque para ferver em uma panela a água junto com o sal, o açúcar, o vinagre e a cachaça. Então, de uma só vez, ponha as pimentas para cozinhar por aproximadamente oito minutos. Escorra da panela e transfira para uma vasilha com água gelada e cubos de gelo. Deixe por 30 segundos para parar de cozinhar instantaneamente. Em seguida, escorra estas pimentas da água gelada e coloque-as em um pote de vidro, previamente esterilizado com água quente e duas folhas de louro. Cubra o vidro totalmente com a água da fervura e feche com uma tampa.
Fonte: cenariomt.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário