segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Alimentação correta ajuda a manter a saúde da pele, diz nutricionista

A alimentação pode ser um grande fator de proteção para a pele durante o verão. A nutricionista Karin Honorato mostra, na coluna desta segunda-feira (24), o que consumir para proteger a pele. Ela destaca também os alimentos que podem prejudicar.

De acordo com a especialista, uma pesquisa concluiu que alimentos naturais ajudam realmente na proteção da pele. “Durante duas semanas, um grupo consumiu refrigerantes e outro, só suco de frutas. E depois a conclusão foi que quem consumia o suco de fruta natural teve a metade das lesões na pele do que o grupo dos refrigerantes”, afirmou.

Entre os alimentos que podem ajudar, estão os de tons alaranjados, amarelos e vermelhos, pois são os mais ricos em carotenos; responsáveis pela proteção da pele. “Abóboras, mamão, tomate, manga, laranja, cenoura, pimentão, melancia”, enumera Karin.

As gorduras saudáveis, segundo a nutricionista, também podem ajudar. São ricas em vitamina E, e em antioxidantes. Como exemplo, Karin Honorato cita as castanhas, as nozes, o abacate e azeite.

“Para o verão, a boa recomendação é que você consuma as verduras escuras no mínimo uma vez ao dia”, destaca a especialista. Ela ainda mostra outras medidas ideais para o consumo diário.

De acordo com Karin Honorato, os peixes também são importantes, porque são ricos em ômega 3, que serve como protetor da pele e tem uma ação anti-inflamatória. “Mas, infelizmente, aquela carninha vermelha, ainda mais acompanhada de bebida alcoólica, são os maiores prejudiciais para a nossa pele”.

Por fim, Karin destaca três alimentos que devem ser evitados. “Salsa, coentro e figo são alimentos que têm psoraleno que é uma substância fotossensibilizante, e que deixa a pele mais sensível aos danos causados pela radiação ultravioleta”, conclui.

Fonte: G1



Nenhum comentário:

Postar um comentário