segunda-feira, 28 de abril de 2014

Conheça seis alimentos que ajudam a melhorar o humor

Quando ficamos tristes ou mal-humorados não tem jeito, é bastante comum corrermos para nos afundar em lágrimas ou em comida para tentarmos melhorar o humor! Muita gente procura comer coisas que adora, pra compensar a tristeza ou a dureza de um dia ruim. Se esse alimento preferido é o chocolate, todo mundo sabe que ele dá mesmo um up no humor, mas o perigo é ele dar um up também nos números da balança. Então, deixe o chocolate para comer com com moderação e aproveite de outros alimentos fontes de minerais e vitaminas que vão te ajudar a melhorar o humor.


Anote a dica desses 6 alimentos capazes de melhorar o humor de qualquer pessoa!

1. Espinafre e folhas verde-escuras
Esse tipo de folhas (verde-escuras) têm efeito antidepressivo por serem ricas em magnésio, mineral que atua na produção de energia. Além disso eles são fonte de potássio e de vitaminas A, C e do complexo B, que ajuda a manter o sistema nervoso tranquilo. Além de melhorar o humor, outra boa razão para comer espinafre e folhas verde-escuras é seu auxílio contra a anemia.

2. Banana
A banana contém duas substâncias que auxiliam o humor: os carboidratos da fruta vão estimular a produção de serotonina (hormônio da felicidade) e a vitamina B6 é uma garantia de mais energia no seu dia. Sempre que sentir que o humor tá em fase de risco, coloque uma banana no seu cardápio diário. Essa fruta é uma ótima como opção de lanche rápido.

3. Ovos
Os ovos contêm substâncias certas de melhorar o humor. Eles são ricos em tiamina e niacina, vitaminas do complexo B que acalmam nossos nervos e dando uma sensação de bem-estar.. O consumo de ovos também atua na melhora da cognição e da coordenação motora. Ovos também são ricos em fibra, o que ajudam a saciar a fome por mais tempo.

4. Alface
A alface, além de ser liberada para o consumo por conter poucas calorias, tem um poderoso efeito calmante em razão da lactucina, que são encontradas em maior concentração nos talos desse alimento. Quando fizer sua salada, não descarte essas partes.

5. Pimenta
A pimenta vai arder e melhorar o humor! A sensação de ardência é provocada pela capsaicina, uma substância que faz com que o cérebro produza mais endorfina, neurotransmissor responsável pela sensação de euforia. A pimenta-de-cheiro, a vermelha e a malagueta são as melhores para dar um up no humor.

6. Aveia
Esse é um cereal que contém altas doses de triptofano. Além do aminoácido que auxilia o organismo a liberar a serotonina (hormônio da felicidade), também tem bons níveis de selênio, que ajuda na produção de energia.

terça-feira, 22 de abril de 2014

Você gosta de salada? Acha difícil variar nos alimentos? Tire dúvidas

Você gosta de salada? Come todo dia? Mas será que ela pode virar suco? E combina com o café da manhã?

Confira no link: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/04/voce-gosta-de-salada-acha-dificil-variar-nos-alimentos-tire-duvidas.html

terça-feira, 15 de abril de 2014

Comer 7 em vez de 5 porções de frutas e vegetais por dia reduz risco de morte

Comer sete ou mais porções de frutas, verduras e legumes por dia é mais saudável do que as cinco recomendadas pelos médicos e prolongaria a expectativa de vida, revela uma nova pesquisa.

Cada porção contém cerca de 80 gramas, equivalente a uma fruta grande ou um punhado de frutas ou verduras e legumes pequenos.

O estudo, feito com cerca de 65 mil homens e mulheres, sugere que quanto mais alimentos desse tipo as pessoas ingerirem, menos chances têm de morrer – em qualquer idade.

Entre os benefícios comprovados, está a redução do risco de câncer e de doenças cardíacas.

Os cientistas, da Universidade College de Londres, analisaram dados do National Health Survey entre 2001 e 2008, uma espécie de Censo da Saúde do Reino Unido, que coleta informações sobre a saúde dos britânicos por meio de questionários e visitas médicas, além da análise da dieta alimentar e do estilo de vida dos pacientes.

Leia também: Conheça alguns truques para eliminar os agrotóxicos de frutas e verduras

Além disso, os estudiosos avaliaram a mortalidade geral, além das mortes causadas por câncer, doenças cardíacas e derrame.

Eles descobriram que o risco de morte precoce provocada por qualquer uma dessas doenças caiu, ao passo que a ingestão de frutas e vegetais aumentou.

Ao longo da pesquisa, os cientistas descobriram que o risco de morte foi reduzido em:

- 14% se o indivíduo ingerir entre uma e três porções de frutas, verduras e legumes por dia
- 29% entre três e cinco
- 36% entre cinco e sete
- 42% para sete ou mais

A pesquisa também constatou que vegetais frescos possuem um potencial maior de proteção, seguidos pelas saladas e depois pelas frutas.

Leia também: Frutas cítricas ajudam a emagrecer, diminuem risco de AVC e dão energia

Já o suco de frutas não oferece benefícios, enquanto que frutas enlatadas aumentam o risco de morte – possivelmente porque elas são armazenadas em uma calda de açúcar, dizem os pesquisadores.

Segundo Oyinlola Oyebode, responsável pela pesquisa, os benefícios para a saúde crescem à medida que mais porções de vegetais e frutas são ingeridas por dia.

Ela lembrou, no entanto, que mesmo pequenas frações são "melhor do que nada".

A proteção que frutas e vegetais conferem ao organismo contra doenças está ligada a presença de antioxidantes, que curam os danos às células, acrescentou Oyebode.

Oyebode também afirmou que esses tipos de alimentos contêm micronutrientes e fibra, que são benéficos para a saúde.

Desconfiança

Alguns especialistas, no entanto, demonstraram desconfiança em relação à pesquisa e alegaram que a queda na mortalidade do grupo analisado pode estar mais associada à mudança do estilo de vida, como deixar de fumar ou beber em excesso, do que ingerir frutas e vegetais com frequência.

Segundo o professor Tom Sander, da Escola de Medicina da King's College de Londres, "já era sabido" que as pessoas que ingerem mais frutas e vegetais são mais preocupadas com sua saúde, mais educadas e com mais renda, o que, eventualmente, pode reduzir os riscos de morte.

Veja: Frutas, verduras e legumes do outono

"Acho temerário fazer qualquer afirmação sobre o que as pessoas devem comer baseado apenas nas informações encontradas pelo estudo", disse.

Naveed Sattar, da Universidade de Glasgow, afirmou que comer sete porções de frutas e vegetais ao dia seria um "desafio".

"Esse hábito exigiria um apoio do governo como o subsídio do preço das frutas e dos vegetais, talvez a partir da sobretaxação dos alimentos ricos em açúcar, além de tornar disponíveis produtos de alta qualidade à toda sociedade", sugeriu.

Já Alison Tedstone, da Public Health England, órgão do governo britânico voltado para a saúde, diz ter achado o estudo "interessante", mas "prematuro" ao recomendar a ingestão diária de mais de sete porções de frutas e vegetais ao dia.

Ela lembrou que dois terços dos britânicos não chegam a comer nem cinco porções desses alimentos diariamente.

"Estamos trabalhando intensamente para aumentar a disponibilidade de frutas e vegetais", afirmou Tedstone.

terça-feira, 8 de abril de 2014

Comer 7 porções diárias de vegetais e frutas reduz mortalidade, diz estudo

Consumir a partir de sete porções diárias de vegetais e frutas reduz o risco de morte. A conclusão é de um estudo britânico conduzido pelo Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública da University College London que levou em conta dados sobre o estilo de vida de 65 mil adultos com mais de 35 anos.

Os dados foram coletados a partir das pesquisas anuais sobre a saúde nacional realizadas no Reino Unido entre 2001 e 2008. Os dados de mortalidade dos participantes foram acompanhados durante, em média, 7 anos e meio.

Os resultados mostram que o consumo de ao menos sete porções de frutas e vegetais foi associado com uma diminuição de 42% no risco de morte por todas as causas, de 25% no risco de morte por câncer e de 31% no risco de morte por doenças cardiovasculares.

A pesquisa foi publicada na revista científica "Journal of Epidemiology and Community Health" nesta terça-feira (1º).

No Reino Unido, onde a pesquisa foi conduzida, uma campanha oficial recomenda o consumo de ao menos cinco porções de frutas ou vegetais por dia. Esses parâmetros partem das diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomendam o consumo de ao menos 400 gramas desse tipo de alimento diariamente. Os autores sugerem que, a partir dessas conclusões, talvez seja o caso de elevar o número de porções recomendadas.

O estudo ainda conclui que os vegetais têm um caráter protetor ainda maior do que as frutas. Se o consumo de duas a três porções diárias de vegetais determinou uma redução de 19% nos riscos de morte, o consumo da mesma quantidade de frutas foi capaz de reduzir em apenas 10% esse risco.

A pesquisa pondera que a relação entre o consumo de frutas e vegetais e a redução do risco de morte não é necessariamente causal. "Há variáveis adicionais que não foram incluídas nas análises, como outros aspectos da dieta", diz a análise. O consumo total de calorias diárias, de gordura e de sal, por exemplo, não foram levados em conta.